CLUBE DO CORCEL FORTALEZA

CLUBE DO CORCEL FORTALEZA

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sistema de Freio a disco trazeiro

Como todos sabem o sistema original de freio do Corcel evoluiu do a tambor na dianteira em 1968 "Poucos carros sairam com tambor dianteiro", para o sistema mais conhecido, disco na dianteira e tambor na trazeira. O corcel foi o primeiro carro nacional a usar este sistema, saindo de série, fato bastante curioso que nem todos sabiam.
Portanto em uma certa data visitei a "Oldrepair", empresa esta especialista em restauração e preparação para antigos, digo de passagem "nervosos V8", dentre outros.
O proprietário, Sr. Damasceno possue uma belina LDO 1977 bem curiosa em fase de restauração.
No seu processo de restauração, esta inclusso diversas melhorias dentre outras o sistema de freio a disco na trazeira, para explicar melhor vamos as fotos:



Foi retirado o tambor de freio e confeccionado a base para receber as pinças

O tambor antigo foi usinado, tornando-se um cubo para fixar o disco de freio (disco original do corcel usado na dianteira)

As pinças de freio foram ultilizadas as traseiras do FIAT MAREA de 34mm de diametro(exelente)

Ao optar por pinças traseiras utilizar as que tenham o freio de mão acoplado


A pinça mais adequada é a do kadett(34mm) pois o cabo do freio de mão fica em boa posição que até dá pra usar o original com poucas mudanças.


Notem que o carro continua com a mesma furação para utilizar os aros originais do corcel (3 furos )


Sem alteração na largura das rodas trazeiras




Quem tiver maior interesse no sistema de freio a disco trazeiro no Corcel/Belina pode entrar em contato com o idealizador deste projeto através do email:damascenooldrepair@hotmail.com

3 comentários:

beeteka disse...

Oi...Boa tarde!!!Muito interessante!!!gostei...mas nao foi necessario trocar o cilindro mestre,para atender o aumento da demanda de fluido???Att.gerson Aguardo resposta por favor!!! e-mail gersonparranew@hotmail.com

Manuel Diez Vignola disse...

amigo, este procedimiento sirve para un ford del rey?

Unknown disse...

Bom dia! Achei muito interessante essa adaptação, poderia me passar mais detalhes do que exatamente foi feito para o email thiago_samu@hotmail.com? Grato!