CLUBE DO CORCEL FORTALEZA

CLUBE DO CORCEL FORTALEZA
26/09 - 49 ANOS DO LANÇAMENTO DO FORD CORCEL

domingo, 24 de maio de 2009

BINO





Não estamos falando do companheiro do Pedro no seriado Carga Pesada, mas sim de uma versão envenada do Corcel, bem do iniciozinho dos anos 1970 e que foi objeto de testes na Revista 4 Rodas na época. A partir da versão Standard Coupê, a Concessionária Ford Bino de São Paulo oferecia uma versão apimentada com o mesmo nome. O carro tinha motor 1.5 (o original era 1.4) com dupla carburação, escapamento Kadron, faixas pretas, capô com falsas entradas de ar, rodas de magnésio e pneus especiais aro 13, além de um painel de instrumentos completo, vidros verdes e console exclusivo. Atingiu nos testes da revista a velocidade máxima de 146 quilômetros por hora. Podia se comprar o carro pronto, o kit completo ou mesmo em partes, ao gosto do freguês.






A Bino Veículos, de São Paulo, comercializava em 1970 um kit com dupla carburação, escapamento Kadron, rodas de liga leve com pneus Pirelli Cinturato CN-36 e ampla instrumentação no console. Não faltava o volante pequeno, "tipo Fórmula 1". A velocidade final não aumentava muito, mas a aceleração sim: de 0 a 100 km/h em 15 segundos.

Kit bino:




























Essa versão do Ford Corcel preparada pela Bino-Samdaco foi um marco. Todo mundo queria um Corcel assim, um sonho quase impossível, pois o Kit completo era bastante caro, quase 50% do preço de um Corcel novo. Quem não tinha tanto dinheiro, colocava apenas alguns equipamentos ou apelava só para o emblema da Bino, que virou uma coqueluche dos anos 70...

BELINA DA EQUIPE GRECO EQUIPADA COM KIT BINO

Em 1971 a mesma Bino já trabalhava mais o motor. Oferecia um comando de válvulas "da casa" ou o famoso Iskenderian importado dos Estados Unidos. O coletor de admissão também era alterado, por causa da carburação dupla oferecida opcionalmente, e juntas de cabeçote especiais aumentavam a taxa de compressão. Claro que usava a boa gasolina azul da época -- de octanagem igual à comum de hoje, só que sem álcool.







o Ford Corcel Bino era preparado para competições, com a instalação de frisos e aumento da potência do motor.

Estes carros eram praticamente montados na mão, com chassi e motor Ford e freio importado



As duas ultimas fotos acima, são do programa “Carro é Notícia” da antiga TV Rio, apresentado por Denis Miranda e André Queiróz. Os caras levavam os carros para o estúdio. Vejam que belezinha de Corcel.

Ah, sim, tem um GT40…



Prototipo nacional da Willys na decada de 60 (Capeta) Bino , detalhe da grade dos farois lembra muito o corcel

Zerinho esquecido no tempo...

" Corcel Bino", esse o Sandoval ainda não tem!!!

Autor da pesquisa: Luiz César, Membro do clube


Nenhum comentário: