CLUBE DO CORCEL FORTALEZA

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PROTÓTIPOS - CARROS CONCEITO -

1969 - BELINA 4 PORTAS

Protótipo da Belina "1" quatro portas. Ao que parece a Ford cogitou o lançamento da Belina tanto de duas quanto de quatro portas, mas acabou lançando apenas a primeira. Uma pena... o estilo da perua quatro portas fica mais equilibrado, sem contar a praticidade das portas traseiras

1970 Corcel Cobra


Mostrado no Salão do Automóvel de 1970.


1976 FORD MINI CORCEL





Em meados dos anos 70, a Ford do Brasil fez estudos sobre o desenvolvimento e produção de um automóvel de menor porte que o Corcel, para competir num mercado situado entre o imbatível Fusca e seu médio Corcel, mercado este onde até então estavam presentes a Brasilia da Volkswagen e o Chevette da GM, além do inédito Fiat 147.

Entre as várias opções estava a produção local do Ford Fiesta europeu lançado em 1976, bem como um pequeno hatchback de tração dianteira do mesmo porte do Fiesta, porém com estilo totalmente novo, que recebeu o apelido de Ford Samba.

Outro estudo foi o do Míni-Corcel. Tratava-se de um protótipo de linhas que lembravam tanto uma Belina em menor escala quanto a perua Ford Pinto wagon americana. Seria montada sobre a mesma plataforma do Corcel, com carroceria cerca de 50cm mais curta, compondo um meio termo entre perua e hatchback.

Para redução de custos, o Míni-Corcel - também chamado de Bob Cat - utilizaria o maior número de componentes mecânicos do Corcel quanto possível, inclusive o motor, que, numa versão mais econômica, teria sua cilindrada reduzida para 1200cc.


1973-76 CORCEL II

Interessante observar a evolução estilística dos protótipos do Corcel II, cujos modelos de produção em série deveriam ter chegado ao mercado em fins de 1976, como modelo '77.

(Foto 1)

Protótipo clinicado pela Ford em fins de 1973. Mostra linhas retas, ângulos acentuados e estilo frontal semelhante ao do Ford Falcon americano de 1969-70. (Fonte: Revista Quatro Rodas, janeiro de 1974)





(Foto 2)

Protótipo clinicado em 1976. Linhas gerais bem mais próximas às do Corcel II de produção. Diferenças marcadas pelos pára-choques finos, faróis redondos, e elevação da linha de cintura no final da janela traseira. O balanço traseiro parece algo mais longo que o modelo produzido em série.



(Foto 3)

Protótipo flagrado em meados de 1976 mostra que a proposta para o estilo frontal era bem diferente do modelo definitivo: faróis redondos, piscas abaixo do fino pára-choque, grade convencional. Persiste o formato peculiar da linha de cintura e das janelas traseiras.



(Foto 4)

A versão Belina deste último protótipo. Traseira de linhas bastante semelhantes às da perua Belina "1", porém com aspecto mais pesado.



1978 CORCEL II e BELINA II 4 PORTAS






Modelos cogitados para produção em série. Porém, dada a preferência do mercado à época por carros de 2 portas, a Ford adiou o lançamento de um modelo médio com 4 portas até o lançamento da linha Del Rey em 1981.

Note que o protótipo do Corcel II 4 portas tem, na verdade, apenas 3 portas. A Ford montou duas portas laterais apenas do lado esquerdo do veículo.

Autor da pesquisa: Luiz César, Membro do clube

Um comentário:

Baroni disse...

Corcel/Belina II deveriam ter vindo mesmo na versão 4 portas. Meu pai tem um Corcel II e as portas são insuportavelmente grandes e pesadas. Principalmente na Belina ficaria muito bom.