domingo, 24 de maio de 2009

BINO





Não estamos falando do companheiro do Pedro no seriado Carga Pesada, mas sim de uma versão envenada do Corcel, bem do iniciozinho dos anos 1970 e que foi objeto de testes na Revista 4 Rodas na época. A partir da versão Standard Coupê, a Concessionária Ford Bino de São Paulo oferecia uma versão apimentada com o mesmo nome. O carro tinha motor 1.5 (o original era 1.4) com dupla carburação, escapamento Kadron, faixas pretas, capô com falsas entradas de ar, rodas de magnésio e pneus especiais aro 13, além de um painel de instrumentos completo, vidros verdes e console exclusivo. Atingiu nos testes da revista a velocidade máxima de 146 quilômetros por hora. Podia se comprar o carro pronto, o kit completo ou mesmo em partes, ao gosto do freguês.






A Bino Veículos, de São Paulo, comercializava em 1970 um kit com dupla carburação, escapamento Kadron, rodas de liga leve com pneus Pirelli Cinturato CN-36 e ampla instrumentação no console. Não faltava o volante pequeno, "tipo Fórmula 1". A velocidade final não aumentava muito, mas a aceleração sim: de 0 a 100 km/h em 15 segundos.

Kit bino:




























Essa versão do Ford Corcel preparada pela Bino-Samdaco foi um marco. Todo mundo queria um Corcel assim, um sonho quase impossível, pois o Kit completo era bastante caro, quase 50% do preço de um Corcel novo. Quem não tinha tanto dinheiro, colocava apenas alguns equipamentos ou apelava só para o emblema da Bino, que virou uma coqueluche dos anos 70...

BELINA DA EQUIPE GRECO EQUIPADA COM KIT BINO

Em 1971 a mesma Bino já trabalhava mais o motor. Oferecia um comando de válvulas "da casa" ou o famoso Iskenderian importado dos Estados Unidos. O coletor de admissão também era alterado, por causa da carburação dupla oferecida opcionalmente, e juntas de cabeçote especiais aumentavam a taxa de compressão. Claro que usava a boa gasolina azul da época -- de octanagem igual à comum de hoje, só que sem álcool.







o Ford Corcel Bino era preparado para competições, com a instalação de frisos e aumento da potência do motor.

Estes carros eram praticamente montados na mão, com chassi e motor Ford e freio importado



As duas ultimas fotos acima, são do programa “Carro é Notícia” da antiga TV Rio, apresentado por Denis Miranda e André Queiróz. Os caras levavam os carros para o estúdio. Vejam que belezinha de Corcel.

Ah, sim, tem um GT40…



Prototipo nacional da Willys na decada de 60 (Capeta) Bino , detalhe da grade dos farois lembra muito o corcel

Zerinho esquecido no tempo...

" Corcel Bino", esse o Sandoval ainda não tem!!!

Autor da pesquisa: Luiz César, Membro do clube


Nenhum comentário:

Postar um comentário