Como todos sabem o sistema original de freio do Corcel evoluiu do a tambor na dianteira em 1968 "Poucos carros sairam com tambor dianteiro", para o sistema mais conhecido, disco na dianteira e tambor na trazeira. O corcel foi o primeiro carro nacional a usar este sistema, saindo de série, fato bastante curioso que nem todos sabiam.
Portanto em uma certa data visitei a "Oldrepair", empresa esta especialista em restauração e preparação para antigos, digo de passagem "nervosos V8", dentre outros.
O proprietário, Sr. Damasceno possue uma belina LDO 1977 bem curiosa em fase de restauração.
No seu processo de restauração, esta inclusso diversas melhorias dentre outras o sistema de freio a disco na trazeira, para explicar melhor vamos as fotos:
Foi retirado o tambor de freio e confeccionado a base para receber as pinças
O tambor antigo foi usinado, tornando-se um cubo para fixar o disco de freio (disco original do corcel usado na dianteira)
As pinças de freio foram ultilizadas as traseiras do FIAT MAREA de 34mm de diametro(exelente)
Ao optar por pinças traseiras utilizar as que tenham o freio de mão acoplado
A pinça mais adequada é a do kadett(34mm) pois o cabo do freio de mão fica em boa posição que até dá pra usar o original com poucas mudanças.
Notem que o carro continua com a mesma furação para utilizar os aros originais do corcel (3 furos )
Sem alteração na largura das rodas trazeiras
Quem tiver maior interesse no sistema de freio a disco trazeiro no Corcel/Belina pode entrar em contato com o idealizador deste projeto através do email:damascenooldrepair@hotmail.com